
A ferrovia foi construída para transportar materiais para construção da Represa Cabuçu e maquinaria para seu funcionamento, devido à necessidade de abastecimento de água potável.
O trem passou a transportar passageiros que se dirigiam à capital para seus estudos secundário ou superior, tratamento médico ou em busca de lazer.
Foram cinco as estações em território guarulhense: Vila Galvão, Torres Tibagy, Gopoúva, Vila Augusta e Guarulhos, além do prolongamento até a Base Aérea.
Com a chegada da primeira linha de “auto-bonds”, para o transporte de passageiros até a Penha, enfraqueceu o número de usuários do trenzinho e suas atividades foram encerradas. Em 31 de maio de 1965, saiu a última composição rumo a Guarulhos às 20h30.
A música “Trem das onze” de Adoniran Barbosa, interpretada pelo grupo Demônios da Garoa foi feita em homenagem ao Trenzinho da Cantareira.
Você sabia que...
Guarulhos já foi cenário de cinema
Em 1952, um grupo de artistas e empresários que fundou a Companhia Cinematográfica Vera Cruz, depois da 2° guerra Mundial. Trouxeram duas filmadoras Mitchell, dos Estados Unidos, cujo gravador era RCA, de alta fidelidade – um equipamento de última geração, somente utilizado nos grandes estúdios de Hollywood.
O quarto filme da companhia, com orçamento milionário, Sinhá Moça, foi pesquisado e teve cenas externas realizadas em Guarulhos, a cidade foi escolhida porque tinha requisitos como uma casa de fazenda com pilar e ferragem para escravos, no local onde está hoje a prefeitura (Bom Clima). Cenas como a do escravo fugitivo que se escondia no mato aconteceram onde hoje passa a Avenida Renato Maia. Uma corrida de charretes foi na Avenida Salgado Filho (altura do atual Habib’s). A Guarda Imperial atravessando uma ponte debaixo da qual um escravo se escondia foi no Bairro do Pimentas e outro escravo fugindo pela estrada de ferro foi em frente à Pfizer (no ramal Guarulhos-Base Aérea, da Cantareira).

Você sabia que...
O Bairro Penha da cidade de São Paulo já pertenceu a Guarulhos
Aos 24 dias de março de 1880, Guarulhos se desligou de São Paulo, à cidade foram incorporados os territórios da Penha de França, hoje apenas Penha e da freguesia de Juqueri, atualmente Mairiporã. Entre 1886 a 1889, Guarulhos sofreu a perda da Penha de França que retornou a administração da Capital, e Juqueri transformou-se em Vila.
Você sabia que...
O primeiro prefeito eleito da cidade foi Rinaldo Poli, aos 15 dias de novembro de 1953, tendo como vice o comerciante João Marques Luís. Até essa data o prefeito era nomeado pelo governo de Estado devido Guarulhos sediar a Base Aérea de São Paulo, em Cumbica.

A comunidade de Guarulhos e o Rotary Clube (fundado na cidade em 19/03/1954) colaboraram para que o prefeito, Mário Antonelli, pudesse instalar o Corpo de Bombeiros no município. O que aconteceu aos 24 dias de março de 1963, na Av. Monteiro Lobato.
Você sabia que...
A primeira Auto-Escola da cidade foi aberta pelo contador José Ribamar Matos da Silva, em 1950. Com dois carros Chevrolet ano 1929 que, por terem teto de lona, eram chamados de ximbica. Massami Kishi, fotógrafo, foi um dos primeiros a fazer teste em frente à igreja Matriz. O rumo do carro era indicado com o braço (não havia seta) e o veículo só tinha freio traseiro de mecânica. Massami foi o primeiro aprovado no exame de volante e recebeu a carta da habilitação modelo E.
Você sabia que...
O primeiro Hospital de Guarulhos foi a Santa Casa de Misericórdia, inaugurado em 23 de março de 1951. A primeira ambulância foi doada por um banqueiro, residente da Penha. Ela foi conduzida até a cidade de Guarulhos pelo próprio Dr. Nicolau Falci, o médico que esteve a frente para concretizar a realização do Hospital.
O primeiro Hospital de Guarulhos foi a Santa Casa de Misericórdia, inaugurado em 23 de março de 1951. A primeira ambulância foi doada por um banqueiro, residente da Penha. Ela foi conduzida até a cidade de Guarulhos pelo próprio Dr. Nicolau Falci, o médico que esteve a frente para concretizar a realização do Hospital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário