quarta-feira, 30 de março de 2011

Presidente Prudente Cidade que tanto amO

SESC Thermas de Presidente PrudenteSESC tem como base de seu trabalho projetos de ação nas áreas da cultura, artes, terceira idade, saúde, esportes, educação ambiental, tecnologia, turismo social, alimentação e desenvolvimento infantil.

Estendidos a toda a população - entre trabalhadores do comércio e a comunidade em geral, os programas desenvolvidos no SESC reafirma a proposta de intensificação do bem-estar e inclusão social que caracterizam a atuação da instituição.

Em parceria com os órgãos públicos, instituições e empresa do município, o SESC THERMAS de Presidente Prudente estabelece à cidade seu programa de ação, que acentua a importância de atividades não-formais de educação como um instrumento efetivo e eficaz para transformação social crítica, criativa e renovadora.
Piscinas do SESC
SESC possui as seguintes instalações:

Teatro com 349 lugares; Conjunto aquático com 3 piscinas de água quente natural, quadra poliesportiva, Ala para ginástica, dança e práticas alternativas como alongamento e yoga, Internet livre, Clínica odontológica com 4 consultórios, Brinquedoteca, Ginásio com 2 quadras poliesportivas, Mini-campo de grama sintética, Salas de atividades corporais, Biblioteca, área para convivência, sala de leitura e jogos, Oficinas e Lanchonete, Central de atendimento, Loja Sesc, Estacionamento com 126 vagas.

Museu e Arquivo Histórico de Presidente Prudente Antônio Sandoval Netto

Museu Antônio Sandoval NettoVisitar o Museu e Arquivo Histórico de Presidente Prudente Antônio Sandoval Netto é como viajar no tempo e navegar na história da cidade. Criado há mais de 25 anos, o museu abriga um acervo correspondente a cerca de 80 anos da história de Prudente.
Conforme dados da Secretaria Municipal de Cultura aproximadamente cinco mil pessoas visitam a entidade por ano. O museu está instalado no antigo Matadouro Municipal, desde 1973. A área de pouco mais de 5,1 mil metros quadrados, foi totalmente reformado e passou a ser considerado uma das mais belas construções da cidade, com seu estilo barroco.
Para retratar os 80 anos da trajetória de Presidente Prudente, o museu guarda mais de 6 mil impressos e manuscritos, uma das mais importantes fontes de informação e pesquisa do município.
A entidade exibe aos cerca de cinco mil visitantes, sendo 80% estudantes, cinco mil fotos, mais de seis itens, em materiais audiovisuais, cinco mil exemplares de jornais e seis mil, entre livros e revistas.
Também fazem parte do acervo do Museu e Arquivo Histórico Municipal diversas telas, quadros, aves e animais empalhados. Na entidade pode ser visto os móveis da pioneira família Goulart, o chapéu do primeiro médico de Prudente, Domingos Leonardo Cerávolo e, também, a primeira máquina utilizada pelo jornal O Imparcial. O equipamento foi adquirido pelo jornal em 1952.

Centro Cultural Matarazzo

Antiga Industria MatarazzoO antigo espaço, anteriormente utilizado para o processamento de algodão, em sua fase áurea de produção, foi cuidadosamente analisado e adequado arquitetonicamente para receber inúmeros ambientes para receber diversas funções simultaneamente e para públicos diferenciados.

O projeto do Centro Cultural Matarazzo foi gestado com todo o carinho e com as minúcias de um visionário detalhista. Cumpria transformar ruínas em edificações, sem alterar o seu aspecto externo, essencial à manutenção do ponto de vista histórico, pois o passado é o guia do presente e o prenúncio do futuro.

Possui bibliotecas, salas para exposições, oficinas de artesanato, escolinhas de arte, salas para o ensino e execução de música, e um amplo espaço, reservado à inclusão digital, provido de computadores – e seus respectivos instrutores – para dar oportunidades a aqueles que não possuem equipamentos em casa.

Centro dispõe de uma cozinha industrial, para preparar refeições e ensinar aos interessados a arte da culinária. A praça de alimentação garante aos freqüentadores o complemento físico necessário ao alimento espiritual recebido.

Centro assume também uma nobilíssima função, servir à juventude. Crianças e cerca de 1.500 jovens por dia recebem aulas de música, artesanato, computação, teatro, enfim, tem a oportunidade de receber o seu batismo de cidadania, o que significa, melhores adultos e um mundo melhor.

Teatro Municipal Procópio Ferreira

Teatro Municipal Procópio FerreiraTeatro, que leva o nome de um dos maiores atores brasileiros, é o espaço público de maior utilização da cidade. Ele agrega todas as linguagens como música, teatro, dança, artes plásticas bem como congressos, reuniões, encontros, entre outros eventos. Localizado no subsolo do prédio da Prefeitura Municipal, onde funcionava o almoxarifado, o Teatro Municipal tomou forma pelo desejo dos artistas da cidade que sensibilizou a administração da época. Com 286 lugares, preserva até hoje a estrutura arquitetônica dos teatros dos anos 60 como o forro ondulado e o lambri.

Nele está impressa a história do teatro de Presidente Prudente em todos os seus tempos áureos. Nos anos 70, na efervescência da produção do teatro na cidade, surgiram grupos importantes e festivais como o Fentepp (Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente). 

Reformado recentemente, o Teatro Municipal teve suas poltronas e tablado trocados, além da troca dos equipamentos de som e iluminação e a construção da cabine técnica. Foi regulamentado também o processo de locação do espaço.

Teatro César Cava

Teatro César CavaTeatro César Cava da Unoeste de Presidente Prudente foi criado em julho de 1988. Localiza-se no Campus I da Universidade. O local sedia eventos como shows, encenação de peças de teatros, festivais como o Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente (Fentepp) conferências, seminários, oficinas, exposições, entre outros. O Teatro conta ainda com extensão, que é o Teatro de Arena, que fica no calçadão central do Campus I.
O Teatro possui 465 lugares, dois camarins, com 120 mil watts de potência e antena parabólica. Sua mesa de som é dotada 36 canais, três máster, 100 refletores PC, 10 refletores sete light e 10 refletores elipson day. Conta ainda com um avançado sistema de som e ar-condicionado, com sons CD, MD, DVD, cassete e vinil. Oferece todo o suporte a todos os eventos acadêmico-científicos, realizados pelos Campus I, II e III, como jornadas, palestras, seminários de estudos, simpósios e congressos.

Cidade da Criança

Cidade da Criança é um dos locais mais procurados para visitação em Presidente Prudente. Situado à margem da Rodovia Raposo Tavares, próximo ao Recinto de Exposições e ao lado da Escola Agrícola, dispõe de mais de 30 alqueires de área, com uma infra-estrutura grandiosa que dia a dia recebe novos investimentos do poder público.
Acidade da Criança é um complexo paisagístico composto por matas, lagos, bosques e demais elementos naturais ou construídos destinados ao lazer, recreação, atividades científicas e educativas.São 172 hectares, dos quais 46 são do tipo mata Atlântica do interior remanescentes do ecossistema original que recobria a região oeste do Estado de São Paulo.

Planetário da Cidade da CriançaParque oferece trenzinho com passeio panorâmico, kartódromo, onde acontecem provas oficiais do campeonato local, parque infantil de boa estrutura, zoológico, pesca (destinada a 3ª idade), quadras poliesportivas, áreas de descanso, campo de futebol, gramado e areia, um moderno planetário, aviário e o Centro de Educação Alberico Marques Caiado. Estão sendo construído o parque de diversões, observatório, praça de alimentação e o parque aquático. 
O teleférico é a grande atração das crianças, sua mata é virgem, com características da região.

O complexo é sede de visitas, excursões, encontros e eventos e passeios com cerca de 54 espécies diferentes de árvores entre elas cedro, peroba, marfim, ipê e galeana. Além dos animais exóticos e silvestres como diversas espécies de pássaros, macacoprego, guaxinin, anta, capivara, jaguatirica, cotia, tatu, caxinguelê, quati, teiú, lagartos, lebres, entre outros. Em 2002, a Cidade da Criança recebeu mais de 105 mil visitantes e mais de 26 mil alunos. Uma equipe de professores realiza um trabalho de educação ambiental, recepcionando os alunos e dando a oportunidade a eles de conhecer na prática, o que aprendem na teoria, em sala de aula.
Parque do Povo

Parque do Povo

Esta extensa área de lazer, muito verde, ocupou um fundo de vale que desafiava a administração pública. Construída com recursos doados pelo governo federal, mudou a fisionomia da cidade que teimava em parar naquele local, sem possibilidade de crescimento. 
Hoje é atração para a população, com pistas de skate, piscinas, conjuntos desportivos, cliclovias, pistas de cooper, campo de futebol suíço, lanchonetes e playground. É ponto de encontro de atletas e dos habitantes preocupados com sua forma física, que ali fazem seus "footings."

Estádio Caetano Peretti

Inaugurado na década de 1970 o Estádio Caetano Peretti tem capacidade para 3.000 pessoas, 01 campo de futebol oficial, 02 cabines para rádio e televisão e 02 vestiários.
Estádio Eduardo José Farah
Estádio Eduardo José Farah, mais conhecido como Prudentão, tem capacidade para 38.916 pessoas e um gramado com dimensões de 110m x 75m. 

Inaugurado em 12 de outubro de 1982 foi nomeado em homenagem ao ex-presidente da Federação Paulista de Futebol. Teve como seu primeiro jogo Corinthians – PP 0 x 1 Santos, e o recorde de público foi no jogo S.E. Palmeiras 3 x 1 Corinthians – SP, com 45.972 pessoas no dia 3 de março de 1996.

Ginásio Municipal de Esportes Watal Ishibashi



Ginásio Municipal de Esportes Watal Ishibashi, com capacidade para4.000 pessoas, possui alojamento, 01 cabine para rádio e para televisão, 02 vestiários e 01 quadra poliesportiva. Em 2004 foi reformado por inteiro, nada escapou. A reforma abrangeu as quadras, vestiários e toda a instalação elétrica.

Parque de Uso Múltiplo

Mais conhecido como PUM, o Parque de Uso Múltiplo foi construído com recursos do município, tem seu nome ligado a um de seus ex-prefeitos, o Coronel Miguel Brizola de Oliveira. Ocupou uma área anteriormente erodida na baixada da Avenida Coronel Marcondes, 1874, entre as ruas Álvares Machado e Casemiro Dias. Possui quadra poliesportiva coberta, com capacidade para mil pessoas sentadas e mais de 3 mil nas concentrações que costumeiramente abriga.
É palco de muitos eventos, recebendo atrações itinerantes que passam pela cidade, como parques de diversões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário