quarta-feira, 30 de março de 2011

Onde vivo:

GUARULHOS HOJE
Com um crescimento médio de 4,31 % ao ano verificado entre 1991 e 1996, Guarulhos já é a segunda maior cidade em número de habitantes no Estado de São Paulo, superando Campinas. Passou de 786.355, em 91, para 972.766 moradores, segundo informações do IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Enquanto isso, o Estado cresceu apenas 1,5% ao ano nesse período.
As principais causas desse crescimento populacional se devem às migrações de moradores da capital para as cidades vizinhas em busca de um custo de vida menor. A inauguração da Dutra, em 1952, e as leis de incentivo fiscal, a partir de 1928 - que isentavam as indústrias que se mudassem para Guarulhos de pagar impostos por 15 anos - revigoradas em 1948, impulsionaram a vinda de empresas para a região, dando origem ao Pólo Industrial (hoje com perto de 2 mil empresas) e contribuindo para transformar Guarulhos na segunda maior cidade paulista.
Na verdade, as grandes capitais brasileiras e os municípios de porte metropolitano esgotaram sua capacidade de crescimento e estão transbordando para a periferia. Das 50 maiores cidades do País, 20 são capitais e 16 estão nas áreas periféricas dessas capitais. Em São Paulo, por exemplo, das 25 maiores cidades, 10 estão na região metropolitana. No caso de Guarulhos, o município é o 13º do País em número de habitantes e a primeira não-capital do ranking das 100 maiores cidades.
Com 341 quilômetros quadrados de área, Guarulhos possui aproximadamente 55% de seu território urbanizado e o restante rural, sendo a maior parte defendida e protegida pela Legislação Estadual de Proteção aos Mananciais. Podem ser citados como bairros mais populosos do município: Cumbica, Picanço, Pimentas, Vila Galvão, Taboão, Itapegica, Bonsucesso, Gopoúva e Vila Augusta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário